Curiosidades/Dicas

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo

"B-P mas era mais que um artista e desenhista. Conheça um pouco mais :D"

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo

Por: Átila Santos

Como você faria para desenhar um mapa secreto que poderia salvar vidas?

No território inimigo, que iria notar um pesquisador, caderno, caneta, e rede de borboleta inseto na mão?

borboleta1

Talvez Robert Baden-Powell tenha a resposta. Este homem foi um espião, nascido em Londres em 1857. Durante sua carreira militar, participou de diferentes campanhas na África. Isso pode parecer um desenho inocente de uma borboleta. Mas olhar mais de perto.Na verdade, é um mapa. Na verdade, a área em torno do corpo da borboleta contém informação militar secreta sobre o paradeiro de uma fortaleza do inimigo.

O criador do desenho Robert Baden-Powell, em seu livro de 1915 Minhas aventuras como um Spy (“Minhas Aventuras Como Espião”), no qual ele narra suas missões nos Balcãs, no final do século XIX. Além de conter vários segredos para não ser descoberto pelas autoridades inimigas e sobre como se vestir corretamente de acordo com a região do mundo em que se está operando, no manual podem ser encontrados desenhos de insetos feitos pelo próprio autor, os quais escondem mapas secretos – abaixo, destalhes de sinais de um mapa na asa de uma borboleta. E neste livro ele escreveu:

“Este esboço de uma borboleta contém o esboço de uma fortaleza, e marcas tanto a posição e poder das armas. As marcas nas asas entre as linhas não significam nada, mas aqueles nas linhas mostram a natureza e tamanho das armas, de acordo com as teclas abaixo. “

Foi espionagem por entomologia.

borboleta2

Um mapa escondido em uma ilustração de uma borboleta.

Na imagem acima, cada marcação corresponde a um tipo diferente de arma: campo, fortaleza ou máquina.

Uma das maiores curiosidades de Baden-Powell é o fato de ele ter usado a desculpa de ser entomologista para se infiltrar em territórios hostis. O autor sugere aos seus leitores explorar as áreas desejadas vestindo o traje clássico de um especialista em insetos e, com um lápis e um caderno, desenhar insetos em cujos traços se escondem mapas da região. O ex-militar afirma que a técnica foi de grande utilidade durante seus anos como espião, e que um mapa bem escondido em uma borboleta pode salvar mais de uma vida.

Em seu dia-a-dia, o criador do mapa era uma celebridade. Um herói militar britânico de bigode era conhecido por ter liderado o exército do Reino Unido contra os Boers na África do Sul, e em seu retorno a Inglaterra, escreveu vários livros que o tornaram popular entre os leitores ingleses. Sua obra “Escotismo para Rapazes” inspirou os jovens da época a se organizar e formar as primeiras patrulhas escoteiras.

BP

Robert Baden-Powell. (Foto: Francis Henry Hart)

Na preparação para a Primeira Guerra Mundial, Baden-Powell tornou-se sinônimo de civilidade mitificado e bravura do Brit corajosa e gentil. Seus próprios livros contribuiu para esta imagem e reforçou a sua própria reputação.

Baden-Powell escreveu vários livros sobre o assunto de espionagem. Ele publicou os secretos mapas de insetos em uma de suas obras mais famosas, Minhas aventuras como um espião.  O livro era uma coleção de histórias de suas missões de espionagem em toda a região dos Balcãs no final do século 19. O livro foi um guia para aspirantes a espiões e aventureiros sobre como evitar a detecção e também como se comportar de forma adequada no exterior.

image (1)

image

Uma ilustração de uma traça contém um mapa escondido.

Olhe para a mariposa ele esboçou para mapear uma localização inimigo. Os desenhos contém intrincados detalhes sobre a base inimiga, tipos de armamento, e informações sobre a paisagem. Para as autoridades locais, segundo ele, esses desenhos eram totalmente indecifrável.

image (2)

Baden-Powell escondeu um mapa nesta ilustração de uma folha.

Baden-Powell teve uma última dica para os futuros espiões: disfarçar-se como entomologistas. Era um truque, disse ele, que tinha trabalhado quando ele realizou missões secretas. Ele escreveu:

Levar este livro e a-box cor e uma rede de borboleta na minha mão, eu estava acima de qualquer suspeita para quem me conheceu no lado da montanha solitária, mesmo na vizinhança dos fortes.”

 

Fonte: ATLASOBSCURA

Imagens: Domínio Público

Fundador, editor-chefe do MD, líder máster, chefe escoteiro, apaixonado por arte, design e muita aventura nas horas vagas.

Compartilhe nas redes

Você também pode gostar de:

DesbravaCast #02 – A Importância dos Desbravadores na igreja e na sociedade

Podcast

DesbravaCast #02 – A Importância ...

Conheça um pouco dos motivos de existir o Clube de Desbravadores.

Alimentos que você pensa que são saudáveis, mas está muito longe disso! :(

Curiosidades/Dicas

Alimentos que você pensa que s&ati...

Você pensa que são saudáveis, mas está muito longe disso..

Comentários