Curiosidades/Dicas

A arte milenar do origami

"Uma arte tão antiga, mas tão atual para você se divertir, é claro!"

A arte milenar do origami

Por: Átila Santos

Depois que vim de um curso de atividades e técnicas do ar, onde me ganhei alguns livros incríveis e raros de papercraft de aviões de diversas épocas, estive pesquisando novamente sobre o origami, coisa que a muito tempo não o fazia, e me deparei com o trabalho do artista espanhol Gonzalo Calvo, um músico que trabalha em tempo integral em Madrid, mas também é muito hábil com os origamis. Suas imagens estaram ilustrando nosso artigo :).

De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois “ori” vem do verbo “oru” que significa dobrar e “gami” vem da palavra “kami” que significa papel e quando ditas juntas a letra “k” é substituída pelo “g”.

a-arte-do-origami-001

Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada “Um mágico transforma folhas em pássaros”, que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.

a-arte-do-origami-002

Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.

Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul. Com as rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.

No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.

a-arte-do-origami-003

No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual, por esta razão o clube de desbravadores e os grupos escoteiros incluiram esta arte em seu hall de especialidades, que pode ser visto aqui e aqui.

E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.

a-arte-do-origami-005

Se você gosta ou tem interrese em aprender a arte milenar de dobradura de papéis, ou quer transmitir este ensinamento a outros e não tem materiais com peças diferentes para desafia-los, baixe o livro ilustrado Origamania de Lionel Albertino.

Mas se o seu negócio é desafios, então temos um outro nível para você. O site Origami possui um curso online de 3 níveis de dificuldade e cada nível possui 8 aulas, onde a cada aula, você deverá dobrar o origami que lhe é proposto, lembrando que é a prática que fará com que você se torne um dobrador melhor. Eu recomendo que se façam todas as aulas, já que assim vocês garantirão o conhecimento que será necessário para as aulas seguintes. E o melhor, caso você tenha dúvidas, existe um Grupo de discussão Origami Kawakami, onde as suas dúvidas podem ser compartilhadas por quem quiser participar do curso futuramente. Então é isso, se está afim de começar clique aqui.

a-arte-do-origami-007

a-arte-do-origami-008

a-arte-do-origami-011

a-arte-do-origami-012

a-arte-do-origami-013

a-arte-do-origami-014

a-arte-do-origami-015

a-arte-do-origami-016

Via| 01, 02, 03

Fundador, editor-chefe do MD, líder máster, chefe escoteiro, apaixonado por arte, design e muita aventura nas horas vagas.

Compartilhe nas redes

Você também pode gostar de:

Guia gratuito de animais peçonhentos e como reagir em caso de acidentes

Livros

Guia gratuito de animais peçonhentos e ...

É hora de aprender como se proteger de animais peçonhentos

“Fósseis” de 3,4 bilhões de anos eram apenas pilhas de minerais na argila

Curiosidades/Dicas

“Fósseis” de 3,4 bilhões de anos e...

Extensa análise dos que eram chamados ‘fósseis mais antigos do mundo’

Comentários